Home>Articles>CDK Enterprise: Privacidade em nível financeiro encontra interoperabilidade nativa para blockchains…
Published :19 November 2025
blockchain

CDK Enterprise: Privacidade em nível financeiro encontra interoperabilidade nativa para blockchains…

instagram

CDK Enterprise: Privacidade em nível financeiro encontra interoperabilidade nativa para blockchains customizadas

O CDK Enterprise é um rollup completo, com privacidade em primeiro lugar, e controles e ferramentas em nível empresarial prontos para uso.

Olá comunidade Polygon Brasil,

No artigo de hoje, apresentamos a tradução do conteúdo Agglayer CDK Enterprise: Financial-grade Privacy Meets Native Interop for Custom Blockchains originalmente publicado no blog da Agglayer.

Press enter or click to view image in full size

Resumo:

  • Privado hoje, interoperável amanhã. Lance uma chain EVM permissionada com privacidade em nível financeiro e um caminho integrado para conectividade com o Agglayer, com suporte para esta primeira stack empresarial dos principais builders de infraestrutura blockchain, a Gateway.
  • Atualização direta a partir do Hyperledger Besu. Dois caminhos comprovados — snapshot rápido ou histórico completo, sem interrupções — além de suporte white-glove.
  • Controles empresariais prontos para uso. Exploradores de blocos privados, listas de controle de acesso (ACLs), permissão de RPC baseada em função e ferramentas de identidade (SSO/KYC), entre outras.

Apresentando o Agglayer CDK Enterprise, uma nova stack de blockchain que une a eficiência das chains públicas com controles de rede em nível empresarial.

Instituições que exploram blockchain enfrentam um grande problema: como a Ethereum, a maioria das Layers 2 é totalmente transparente. Cada transação é pública, muitas vezes vinculada à identidade do mundo real. Chains transparentes tornam quase impossível que as empresas protejam os dados sensíveis de seus clientes. (Pense assim: se um prestador de serviços de saúde usasse blockchain para faturar clientes, cada transação seria uma violação da LGPD.)

Provedores tentaram resolver isso com chains privacy-first. Mas essas stacks vêm com trade-offs: caras de operar, complexas de manter e isoladas de usuários e desenvolvedores. Essas redes têm tetos embutidos. Boas para casos de uso limitados, mas ruins para efeitos de rede — e muradas em relação ao resto do ecossistema cripto.

Com caminhos contínuos para atualizar do Hyperledger Besu para o Agglayer CDK Enterprise, as instituições não ficam mais presas a trocar entre composabilidade e os requisitos de privacidade que protegem os consumidores.
O CDK Enterprise é impulsionado pelo cliente Erigon de alto desempenho: testado sob estresse, auditado e componível.

As limitações de chains privadas e permissionadas como o Hyperledger Besu

O Hyperledger Besu conquistou um nicho importante: as empresas obtêm um sandbox seguro para experimentar blockchains permissionadas compatíveis com EVM, mantendo controle operacional e privacidade.
Bancos podem operar redes privadas; cadeias de suprimentos compartilham dados apenas com membros do consórcio.
Mas os recursos que tornaram essas redes atraentes, como acesso restrito e privacidade, têm um teto. As empresas constroem redes muradas em relação ao restante da economia blockchain (cada vez mais parte da economia mainstream). Os ativos não se movem facilmente para mercados públicos.
O problema da privacidade foi resolvido, mas ao custo dos efeitos de rede — uma peça fundamental de valor para blockchains.

Press enter or click to view image in full size

Problemas com o Hyperledger Besu

  • Altos custos operacionais, baixo ROI. Operar nós e manter livros-razão compartilhados, além de processos de auditoria, exige custos contínuos elevados sem os efeitos de rede ou a adoção necessários para capturar o upside.
  • Ineficiências de custo. Cada rede requer sua própria infraestrutura dedicada. Sem serviços compartilhados, não há economias de escala.
  • Silos de liquidez e desafios de interoperabilidade. Ativos e apps vivem em ambientes fechados — sem interoperabilidade e sem efeitos de rede.
  • Integrações complexas com sistemas legados. Implantações do Besu exigem integrações de TI lentas e caras com sistemas financeiros legados.

Como as empresas vencem com o CDK Enterprise

O CDK Enterprise foi projetado para romper esse impasse. As empresas não precisam mais escolher entre privacidade, desempenho e custo. Elas podem ter tudo.

Press enter or click to view image in full size
  • Controle operacional. As empresas mantêm o acesso restrito e a governança.
  • Privacidade em nível financeiro. Transações e estado permanecem confidencias, enquanto a auditabilidade é preservada.
  • Efeitos de rede. A conectividade integrada ao Agglayer garante que liquidez e apps estejam a apenas uma ponte de distância.
  • Custos previsíveis. Infra compartilhada e economias de escala significam o fim de implantações customizadas com alto overhead.

Soluções específicas por setor

Veja como o CDK Enterprise pode ser implantado em uma variedade de setores:

Serviços financeiros

  • Com listas de controle de acesso (ACLs) definindo permissões baseadas em função, uma empresa de serviços financeiros pode garantir que tesouraria/risco possa cunhar fundos de programas, definir limites de velocidade e congelar/descongelar carteiras; operações de atendimento ao cliente possam ver saldos e iniciar reembolsos; e auditores tenham acesso somente leitura a logs de eventos.
  • Informações pessoalmente identificáveis e detalhes de transações vivem off-chain no livro-razão da empresa, com provas ZK sem dados publicadas no Ethereum como um compromisso à prova de adulteração com saldos, verificações de políticas e transições de estado.
  • Para fluxos sensíveis (autorizações de cartão, folha de pagamento, pagamentos de alto valor), caminhos de privacidade mantêm valores e contrapartes ocultos para operadores de nós, permitindo divulgação seletiva para disputas, Suspicious Activity Reports (SARs) e revisões regulatórias.

Ativos do mundo real (RWAs)

  • Com ACLs definindo permissões baseadas em função, um banco pode garantir que apenas suas mesas de emissão possam cunhar e resgatar; investidores possam ver seus saldos; e auditores tenham acesso somente à leitura.
  • Os dados de transações são armazenados off-chain, com provas ZK sem dados publicadas no Ethereum atuando como hash à prova de adulteração.
  • Para block trades sensíveis, existem fluxos para privacidade adicional em que valores e contrapartes ficam ocultos até mesmo para operadores de nós, mas podem ser revelados seletivamente se auditados.

Cadeia de suprimentos

  • Allow-lists baseadas em IP, além de ACLs, podem ser configuradas para garantir que apenas carteiras aprovadas chamem contratos inteligentes que rastreiam números de peças, lotes e eventos de qualidade (inspeções, aprovações).
  • SSO mapeia logins corporativos para funções on-chain para a equipe da planta, e um explorador de blocos privado garante que logs e dados sejam sempre verificáveis por auditores.
Press enter or click to view image in full size

O futuro das blockchains corporativas chegou

As empresas não precisam usar os trade-offs de interoperabilidade e privacidade com rastreabilidade sob o ecossistema.

Agglayer CDK Enterprise é um upgrade em todos os sentidos: a maturidade de um cliente Erigon de alto desempenho e baixo custo, com privacidade. É o fim dos trade-offs antigos e o começo de blockchains em nível financeiro que realmente funcionam em escala.
As instituições devem ter a opção de lançar uma rede usando qualquer stack e se conectar a qualquer chain.
L1, L2, OP Stack, stacks ZK — tanto faz. O CDK Enterprise oferece opções sem lock-in e está sempre buscando expandir o suporte de recursos para clientes, redes e ferramentas. O Agglayer já se tornou multistack, com CDK OP Stack. Mais novidades em breve.

Para perguntas sobre a atualização para o CDK Enterprise a partir do HB ou sobre como criar sua própria cadeia, entre em contato aqui.

Sobre a Polygon Labs:
A Polygon Labs é uma empresa de software Web3 que desenvolve a rede Polygon Proof-of-Stake, a principal blockchain para pagamentos e RWAs, e a Agglayer, uma teia unificada de redes que funciona como a Internet. A Polygon é conhecida por ser uma rede de baixo custo e alta velocidade, com bilhões garantidos em stablecoins, sustentando um robusto ecossistema de pagamentos para impulsionar os casos de uso do Agglayer em uma Web3 interoperável. Pesquisas da Polygon Labs contribuíram para o desenvolvimento de tecnologia de zero conhecimento amplamente adotada, com projetos independentes bem-sucedidos incubados através do Agglayer Breakout Program, como Katana, ZisK, Miden, PrivadoID, entre outros.

Aviso Legal
As informações nesta publicação não devem ser usadas ou consideradas como aconselhamento jurídico, financeiro, tributário ou de qualquer outro tipo, nem como instrução ou convite para ação por parte de qualquer pessoa. Os usuários devem realizar sua própria pesquisa e diligência antes de tomar qualquer decisão. A Polygon pode alterar ou atualizar qualquer informação nesta publicação a seu exclusivo critério e não assume nenhuma obrigação de divulgar publicamente tais mudanças. Esta publicação se baseia exclusivamente nas informações disponíveis para a Polygon no momento em que foi publicada. A Polygon não garante desempenho futuro e não tem obrigação de realizar nenhuma das atividades aqui contempladas. Faça sua própria pesquisa e diligência antes de se envolver em qualquer atividade envolvendo criptoativos. O uso ou confiança nas informações deste site está sujeito aos termos de uso do site.

Importante:

  • Algumas informações podem ter sido retiradas do texto original por conter conteúdo ultrapassado.
  • Alguns termos podem ter sido alterados para fazer mais sentido no contexto da língua portuguesa e/ou facilitar o entendimento.
Sources : Medium

Listen To The Article

Author's Bio
Explore More Topics

Thangapandi

Founder & CEO Osiz Technologies

Mr.Thangapandi, the founder and CEO of Osiz, is a pioneering figure in the field of blockchain technology. His deep understanding of both blockchain technology and user experience has led to the creation of innovative and successful blockchain solutions for businesses and startups, solidifying Osiz's reputation as a reliable service provider in the industry. Because of his unwavering quest for innovation, Mr.Thanga Pandi is well-positioned to be a thought leader and early adopter in the rapidly changing blockchain space. He keeps Osiz at the forefront of this exciting industry with his forward-thinking approach.

Ask For A Free Demo!
Phone
* T&C Apply
+91 8925923818+91 8925923818https://t.me/Osiz_Technologies_Salessalesteam@osiztechnologies.com
Financial Year-End 2025

Black Friday 30%

Offer

Osiz Technologies Software Development Company USA
Osiz Technologies Software Development Company USA